Parintins: professores universitários promovem curso de extensão “Arquitetura do Golpe”
26 de abril de 2018Polícia Militar desenvolve “Conselho Comunitário de Segurança” na zona rural de Parintins
27 de abril de 2018A vacina contra a gripe H1N1 está direcionada a grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e idosos
A campanha nacional de vacinação contra a gripe iniciou segunda-feira, dia 23, e segue até o dia 1° de junho. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que organiza a campanha em Parintins, orienta a população a procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência, acompanhada da carteira de vacina.
“A vacina é voltada para prevenir a presença do vírus H1NI (Influenza) na pessoa, e a ideia é incentivar a população para que possa realmente fazer a vacinação nas unidades de saúde da zona urbana. Em breve a vacinação também ocorrerá na zona rural”, relata o secretário municipal de saúde, Enf. Clerton Rodrigues.
Grupos prioritários
O secretário ressalta que a vacina contra a gripe está direcionada a grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, trabalhadores de saúde, mulheres que estejam no pós-parto, idosos, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, professores do ensino básico e superior, pessoas portadoras de doenças crônicas, hipertensos, diabéticos, pessoas com doenças respiratórias, cardíacos, renais e outros.
Rosiane Sinderval,32, grávida de 8 meses, não perdeu tempo e procurou o posto de saúde Dr. Toda, para se vacinar.
“É importante todo mundo tomar a vacina para ficar imune da gripe, principalmente as crianças e as gravidas, como eu” afirma Rosiane.
Dia 12 de maio vai ser realizado o dia D da Campanha contra Gripe. Toda população pode comparecer nas unidades básicas de saúde até as 17h para regularizar sua carteira de vacina.